terça-feira, 1 de dezembro de 2009

SEQUENCIA DE ATIVIDADES"O HOMEM E SUAS INVENÇÕES"

O homem e suas invenções

OS ALUNOS DO SEGUNDO ANO CRIANDO E INVENTANDO


A TELEVISÃO

ROBERTO
FELIPE
LUIS FERNANDO
AMANDA
IZABELLA

O AVIÃO
ANDRESSA
MARCOS LEVI



O RÁDIO
QUÉREN



O CARRO
VICTOR
















































































































































Seqüência didática

O homem e suas invenções”


Justificativa
Compartilhar e ampliar os nossos saberes a respeito das invenções do homem, será de suma importância para toda turma, através dessa seqüência os alunos descobrirão o valor do reencontro do homem com sua própria história.


Objetivos
· Reconhecer a importância de cada invenção para o nosso dia-a-dia.
· Formar leitores autônomos grifando, sublinhando e tomando notas nos textos a partir das consignas.
· Apropriar-se dos gêneros “Entrevista e pesquisa”.
· Ler textos informativos com autonomia.
· Ler textos biográficos.
· Compreender a evolução das invenções apresentadas.


Conteúdos
Leitura pelo professor e pelos alunos (gêneros informativos, biográficos, entrevistas).
Ler para estudar.

Tempo proposto
06 aulas

Ano 2º

Desenvolvimento das aulas

I Etapa

1º Momento – Apresentar para a turma a nossa seqüência didática. Realizar levantamento de hipóteses com os alunos a respeito das invenções do homem...
O que são invenções?
Quais as invenções do homem que você considera mais importante para a humanidade?
Será que todas as invenções são boas? Quais as invenções que podemos considerar perigosas?

II Etapa

1º Momento – Convidar a turma para retomarmos nossa seqüência. Hoje apresentarei para a turma mais uma invenção do homem “O telefone”.
Realizar levantamento de hipóteses...
Quem será que inventou o telefone? Você imagina como deve ser um telefone internamente? Ou seja como o telefone é construído? Quando será que o telefone começou a se desenvolver?
2º Momento – Realizar leitura pelo aluno do texto “O telefone”, nesse texto os alunos poderão confirmar e ampliar seus conhecimentos referente a essa invenção.

III Etapa

1º Momento – Realizar leitura pela pró do texto “Em busca de alimento”. Escrito por Cristina Porto Ed. Ática – Livro Aprendendo sempre pág. 101 a 103.
Antes da leitura a pró fará intervenções...
Quem aqui gosta de pão? Alguém sabe como surgiu o nosso pão de cada dia? Será que ele é recente ou já existe a milhares de anos? Vamos conhecer a história do pão? (A pró chama a atenção da turma para uma escrita atenta).
2º Momento – Após nossa leitura a pró apresenta nossa invenção do dia “Os brinquedos”. Em seguida abriremos roda de conversa e juntos compartilharemos nossos saberes em relação a invenção apresentada “brinquedos”.

3º Momento – Com ajuda da turma a pró listará os brinquedos antigos e atuais relatados pelos alunos.
4º Momento – Apresentar o texto “Como surgiram os brinquedos”. Os alunos lerão de forma compartilhada e ao final conversaremos sobre cada brinquedo citado no texto.
IV Etapa

1º Momento – Realizar leitura pela pró – “Robôs que brincam” – Fonte Revista Recreio.


V Etapa (02 aulas)

Preparar com a turma uma mini exposição de objetos antigos. Mostrando assim a evolução de algumas invenções do homem.
Antes de organizarmos nossa exposição, iremos pesquisar cada objeto que será exposto, para que possamos montar um pequeno texto informativo para cada objeto que será exposto.
7 anexos — Baixar todos os anexos Exibir todas as imagens

minha turma 165.jpg183K Visualizar Baixar

minha turma 167.jpg186K Visualizar Baixar

minha turma 168.jpg183K Visualizar Baixar

minha turma 169.jpg186K Visualizar Baixar

minha turma 174.jpg182K Visualizar Baixar

minha turma 176.jpg183K Visualizar Baixar

minha turma 170.jpg175K

Nenhum comentário:

Postar um comentário