terça-feira, 13 de outubro de 2009

habilidades de leitura



HABILIDADES DE LEITURA

Antes da leitura

• Levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto.

• Expectativas em função do suporte.

• Expectativas em função dos textos da capa, quarta-capa, orelha etc.

• Expectativas em função da formatação do gênero (divisão em colunas, segmentação do texto...).

• Expectativas em função do autor ou instituição responsável pela publicação.

• Antecipação do tema ou idéia principal a partir dos elementos paratextuais, como título, subtítulos, epígrafes, prefácios, sumários.

• Antecipação do tema ou idéia principal a partir do exame de imagens ou de saliências gráficas.

• Explicitação das expectativas de leitura a partir da análise dos índices anteriores.

• Definição dos objetivos da leitura.


HABILIDADES DE LEITURA

Durante a leitura (autônoma ou compartilhada)

• Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas antes ou durante a leitura.

• Localização ou construção do tema ou da idéia principal.

• Esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de inferência ou consulta a dicionário.

• Identificação de palavras-chave para a determinação dos conceitos veiculados.

• Busca de informações complementares em textos de apoio subordinados ao texto principal ou por meio de consulta a enciclopédias, Internet e outras fontes.

• Identificação das pistas lingüísticas responsáveis pela continuidade temática ou pela progressão temática.

• Utilização das pistas lingüísticas para compreender a hierarquização das proposições, sintetizando o conteúdo do texto.

• Construção do sentido global do texto.

• Identificação das pistas lingüísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor.

• Identificação do leitor-virtual a partir das pistas lingüísticas.

• Identificar referências a outros textos, buscando informações adicionais se necessário.
HABILIDADES DE LEITURA

Depois da leitura

• Construção da síntese semântica do texto.

• Troca de impressões a respeito dos textos lidos, fornecendo indicações para sustentação de sua leitura e acolhendo outras posições.

• Utilização, em função da finalidade da leitura, do registro escrito para melhor compreensão.

• Avaliação crítica do texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário